Semanalmente faço terapia há 2 anos. As perguntas são:
Como vc está se sentindo essa semana?
Vc tem alguma questão que quer discutir?
Vc consegue ver relação no que vc sente com o fato que ocorreu?
Vc consegue identificar a origem desse sentimento?
O que vc está sentindo agora?
Faz sentido essa percepção que eu tive do que vc me contou?
Psicologo pelo que eu to vendo não se aprofunda na questão do paciente a ponto de querer investigar a causa real, a origem do transtorno. Pra cura é preciso arrancar o mal pela raiz. A hipnose é a continuação do legado de freud e breuer ( n sei se escrevi certo o segundo ). A investigação do inconsciente profundo só da pra fazer em outro nivel d consciência
Quando mais novo(13, talvez 14) minha mãe me obrigou a ir( meio que ela que precisava, é tipo aquele lance daquela síndrome de atenção por proxy, onde um dos pais tenta chamar atenção para si usando a criança, e na maioria acontece em mulheres), e então eu cheguei lá e não tinha problema algum porque sempre fui um rapaz equilibrado e tive que ficar procurando problemas na minha vida pra ver se rendia a sessão, e acabei indo apenas duas vezes antes de não ir mais.
Basicamente fiquei falando como meus pais eram extremamente controladores e por isso eu era meio antissocial(o que no fundo eu nunca liguei, sou até hoje) e ai ela ficou falando algumas soluções estupidas sobre como lidar com isso.
Nunca fui no psicólogo. Psicólogos é que vem até mim.
brinks.
Só vc indo pra saber, mas saiba é tipo uma conversa. Não precisa ter medo que não é interrogatório e nem coisa de louco como falam. Inclusive se mais pessoas fizessem terapia o mundo seria bem melhor.
Já fui e recomendo. De início o profissional faz perguntas pessoais para te conhecer melhor, o objetivo é conseguir identificar a raíz do problema pelo qual você busca ajuda e te auxiliar da maneira que ele achar melhor.
Eu faço terapia uma vez por semana. Depende muito do teu caso, do lugar e da abordagem que ele utiliza. Geralmente começa com uma anamnese, mas nem sempre precisa ser assim. Exemplo: psicóloga com a abordagem de TCC falam mais com você, perguntam mais coisas, conversam já a psicanálise é diferente você fala o que estiver pensando na hora e ela analisa.