1.13K  06/10/2019 17h59

Abri um processo seletivo na minha empresa e organizei uma entrevista coletiva. Fiquei abismada com a falta de preparação alheia para um processo como este. Vieram pessoas de camiseta, piercings, sapatos sujos e maquiagem extravagante para concorrer a uma vaga séria! Nem acreditei, de cara ja quis dizer para estas pessoas que estavam fora do processo.
Mas tentei dar uma chance.
A questão é: dentre todas essas pessoas não apresentáveis, havia uma em especial que era uma moça muito bonita, notavelmente higiênica e singela concorrendo à vaga. De cara já dei mais atenção a ela do que as outras. E embora houvesse ainda mais pessoas bem aparentadas, o fato dela ter essa beleza tão natural me fez, inconscientemente, atentar a ela. Não sou lesbica, a elogio como uma mulher hetero que reconhece a beleza de outra.
A questão é: beleza realmente coloca uma pessoa à frente da outra, querendo ou não. Achava que isso era besteira, mas percebi ontem que não.
Concordam? Discordam? Ja passaram por isso?

elas perguntam
14 13
eles respondem
anônimo
26/03/2017 01h31
É por isso que sou funcionário público federal, pra não ter que olhar na cara desses recrutadores preconceituosos e muito menos ficar enviando currículos e participando de dinâmicas de palhaço.
anônimo
25/03/2017 08h54
como vou concordar ou discordar se vc mesmo tá dizendo q fez isso? eu acho que eu tentaria ser menos superficial mas a empresa é sua, faz oq quiser
25/03/2017 09h31
Sim, hoje em dia aparencia é tudo! Ainda mas pra serviço, aparências diz muito da pessoa. Todo empregador nota isso, uma vez fui fazer uma entrevista de pircings e levei uma bronca da intrevistadora. Ela já.me dispensou na hora, nem quis entrevistar.
anônimo
25/03/2017 08h33
Não !
anônimo
24/02/2019 12h25
E tem que ser branco também, né. Se for preto tá fodido, se tiver um cabelo black então, huuuuuum, só lamenta, né. Se morar na favela então, fora!
anônimo
25/03/2017 11h24
Sério que tem problema em ir de camiseta (óbvio, dependendo dela)? Então tem que ir de terno? Qual a porra da roupa adequada que homem tem que ir, me dê umas dicas aí.
PS: Hoje em dia realmente é, pra muitas pessoas.
anônimo
25/03/2017 12h59
O ensino é fundamental.
08/07/2018 09h30
Ridículo, se fosse na minha empresa botava esses favela pra corre, beleza pode ser importante, mas uma aparência cuidada é fundamental!
anônimo
06/10/2019 17h56
Para as mulheres, com certeza.
anônimo
04/03/2019 23h29
Sei la acho que o essencial ea competencia ea dedicacao ao trabalho isso pra mim nao faria importancia nenhuma!!
anônimo
06/10/2019 17h59
A mano texto gigante desse, vim aqui só pra deixar o foda-se
anônimo
08/07/2018 09h21
Pra iniciar um relacionamento é sim
anônimo
26/03/2017 08h02
A resposta está na sua pergunta.
anônimo
25/03/2017 13h19
É sim, nem que seja só a interior!
elas respondem
25/03/2017 09h55
Eu não concordo, eu acredito muito na capacidade de uma mente, embora as pessoas não estejam bem vestido.
Esse fui casada com carinha que é coordenador de projetos eletrônicos, e essa era a principal queixa dele, o por que não deixava a administração tomar conta de processo seletivo.

Muitos e muitos talentos são perdidos por não estar de acordo com padrão da empresa.

Nessa mesma empresa tinha um carinha muito inteligente, mal vestido, e que andava todos os dias 15km de bicicleta até o trabalho, era um dos melhores que trabalhava na engenharia da empresa, mas você não contrataria pois não suportaria o cc de dele.
anônima
25/03/2017 11h34
Não parece que foi bem beleza que pesou no caso da sua avaliação, mas sim a forma de se vestir e descaso dos outros candidatos que não lhe agradam e que fizeram com que a moça se destacasse.
Beleza é importante, mas não é fundamental. Inclusive, já vi vi caso de não contratação pela pessoa ser bonita demais e o chefe ter medo de cair a produtividade geral.
25/03/2017 09h49
Análise de currículo não rolou não?
25/03/2017 11h44
Eu particularmente não concordo mas, tenho a consciência de que somos julgados dos pés a cabeça qd entramos em um local, seja num encontro, em uma loja como cliente, e o que dirá numa entrevista de emprego! É claro q mts pessoas se garantem com um bom currículo e uma boa conversa, mas mt empresa não pesa só isso, mas sim se a pessoa segue ou não o "padrão".
anônima
25/03/2017 08h46
Mas foi você quem a escolheu, e vem perguntar a nós se beleza é fundamental ksks bom, pra você foi. E não, nunca passei por isso
25/03/2017 09h27
Concordo. Também estava procurando um estagiário pra me ajudar e te digo que reparei a mesma coisa que vc. Não sei se é pq eles sabem que vc (o empregador) é jovem também e eles querem mostrar um certo conforto, mas isso meio que caga a imagem da pessoa - digo em ambiente de trabalho. Ai, infelizmente as pessoas mais bonitas, geralmente acabam sendo as mais bem quistas, porque até a autoestima da pessoa pra se arrumar, se posicionar, contribui.
anônima
06/10/2019 17h55
Mds.
anônima
08/07/2018 10h42
A questão nesse caso nem foi a questão da aparência em si, mas o bom senso. O cérebro faz ligações entre situações, vocês inconscientemente pensou: "se a pessoa não tem bom senso nem para se vestir para participar de um processo seletivo, o que dirá quando ela estiver trabalhando?".

Eu também levaria a questão da aparência em consideração, todos os selecionadores de RH também fazem.

Agora, piercing eu sinceramente não vejo problema algum.
anônima
08/07/2018 09h29
Chata e exigente demais
26/03/2017 05h42
Concordo... Quando vc seleciona alguem para representar a empresa e executar uma função/cargo imagem eh muito importante.

Só o fato dela se apresentar limpa, sem make extravagante, sem tatoos and piercings coloca ela na frente.
anônima
26/03/2017 02h25
Após ler os comentários da Kdomingos, que eu achei inteligentíssimos por sinal, chego a conclusão que poderia ter sido feita a seleção dos currículos primeiramente e a entrevista com os candidatos depois.
O anúncio da vaga poderia conter o email da empresa para que os candidatos enviassem o currículo. E, após primeira etapa de seleção, poderia ser realizada a entrevista. O engraçado é que todos os processos dos quais eu participei foram assim, com análise de currículo primeiro.
Não estou dizendo que uma pessoa de boa aparência não possa ter um currículo excelente. Apenas acho que fazer a seleção dos currículos primeiro seria mais justo.
25/03/2017 15h41
Beleza chama atenção sim... não que seja fundamental.
anônima
25/03/2017 15h37
Beleza conta sim.