Hoje, fui procurar alunos de EJA para matricular, ouvi muitas histórias de mulheres que pararam de estudar porque casaram e que já estava bom assim ou que o marido não a deixava estudar. São histórias tão tristes, por isso, quando vocês falarem aqui que o movimento feminista não é importante, reflitam sobre como há mulheres com baixa autoestima, forçadas em um casamento que veem como algo normal e que não podem ter uma vida melhor.
O machismo quer silenciar as mulheres, fazê-las achar que são servas de senhores, que a fazem abaixar a cabeça e se negar de pensar em si mesmas.
Se cuidem!

elas perguntam
27 17
eles respondem
anônimo
24/01/2023 19h08
Elas que escolheram isso, não há muitos motivos de críticas se elas que escolheram isso
24/01/2023 19h26
Essas situações de mulheres subjugadas por maridos é extremamente triste, do ponto de vista liberal (liberdade sobre sua própria vida) e do ponto de vista humanista. Entretanto, a premissa de que a oposição ao machismo e à opressão masculina conjugal é pauta feminista, está equivocada.

Qualquer pessoa normal, de qualquer sexo, cor, etnia, opção religiosa, sexual e política, não compactua e abomina veementemente essa postura autoritária de maridos controladores machistas, que rebaixam a mulher pra mantê-la indefesa e controlada mais facilmente. Todo mundo cujo cérebro é normal, é contra isso, não é pauta do movimento feminista. Feministas tentam capturar pra elas esse princípio moral humanitário óbvio e incontestável, que a sociedade como um todo defende.

Um movimento cujas pautas são sociais, é um movimento social, e um movimento com pautas políticas, é um movimento político. O movimento feminista tem pautas políticas, como: aborto, ideologia de gênero, revolucionismo, desarmamento, abolição da família tradicional (criação de Deus), entre outras.
Feminismo não é um movimento social pró-mulheres, é um movimento político de esquerda.

Não defendem o livre arbítrio feminino, o direito das mulheres escolherem absolutamente o que quiserem em relação à que caminho seguir na vida.
Só defendem isso, quando a mulher em questão quer escolher trilhar um caminho que convirja com os interesses políticos do feminismo.

"Lugar de mulher é onde ela quiser" não serve pra quem quer ser pastora, dona de casa, entrar pro partido onde Bolsonaro esteja, e etc. É uma fachada social populista pra persuadir e angariar apoio.

Fachada/maquiagem social:

Realidade:

Que "movimento pela liberdade feminina" é esse?
26/01/2023 08h56
É por isso q eu falo, casamento só Server pra dar o golpe em rico
Vai casar com um pobre pra tu ver
24/01/2023 19h29
É uma realidade triste.

Me fez lembrar um artigo que estava lendo que perguntavam para crianças quem era o mais esperto do grupo. Para crianças pequenas, não tinha nenhuma diferença significativa entre meninos e meninas.

Conforme a idade aumentava, os meninos passavam a ser maioria nas respostas, porque inteligência passa a ser associada com liderança e os meninos queriam se destacar mais. Feminismo é importante ao mostrar que as meninas também têm espaço em ambientes acadêmicos.
21/02/2023 12h41
O que o feiminismo na verdade fez, foi a mulher enxergar o filho como peso.

A maternidade como um castigo

O homem como um rival inimigo

O casamento como algo descartável

A execução de um bebê, como um direito

A imoralidade sexual como um progresso.
24/01/2023 19h39
Tudo é machismo Deus me livre...por isso que tem muitas mulheres mal-amadas que acabam caindo no movimento feministas e ficam solitárias o resto da vida falando mal de homem...parece que vivem para serem notadas por machos! Mas nunca serão! Com esse pensamento individualista e vitimista!
24/01/2023 19h46
O machismo realmente destruiu o conceito correto de submissão no casamento, os homens rotularam as mulheres tão erroneamente que a cultura tem se apropriado desse rótulo para limitá-las. Submissão no casamento não tem a ver com obedecer ordens de um mandão, não tem a ver com deixar sua vida e todos os seus projetos 100% para trás por causa do outro, não tem a ver com virar uma escrava, empregada, cozinheira, parideira, babá, concubina nem nada disso. Mulher foi feita para ser amada e cuidada pelo homem e não torturada, escravizada. É papel do homem amar sua esposa e é papel da esposa se submeter a esse amor, se deixar ser cuidada, aceitar a missão do marido, eis o verdadeiro conceito de submissão no casamento. O homem é o principal responsável, o primeiro a ser cobrado, quando o assunto é o cuidado da sua família, ele está lá para guardar e PROMOVER (isso significa que ele tem que ser o primeiro a apoiar sua esposa nos estudos). Quanto a mulher o seu papel principal é edificar, construir a autoridade do marido (autoridade aqui significa habilitação para fazer algo) na sua missão de cultivar e guardar a família, ou seja, quando ele precisar de cuidados, apoio, carinho, motivação, cumplicidade, uma opinião que o ajude a tomar decisões (opinião construtiva), alguém para pensar junto, para solucionar junto, para andar LADO A LADO (ninguém por cima e ninguém sendo pisado). Por isso discordo tanto do feminismo quanto do machismo, porque acredito que ambos estão levando as pessoas a extremos que não vão fazer um bom relacionamento. Homem nenhum quer ficar ao lado de uma mulher que o vê como opressor em potencial, como inimigo do seu sucesso, como alguém que vai enterrar todos os seus projetos, como um dizimador da sua autoestima, vontade de viver e de ter objetivos na vida. E mulher nenhuma deseja ficar ao lado de um homem que a manipule, que só pense nele mesmo, que não a apoie, que a limite indevidamente, sendo controlador, ciumento, que a trate mal, como se fosse objeto
24/01/2023 19h15
Pq é essa a função das mulheres.
anônimo
24/01/2023 19h15
A realidade que você está expressando não comove os meninos e meninas criados em prédio deste site. Mas é válido, concordo com você.
25/01/2023 00h52
Mulher é inferior, normal.
25/01/2023 20h30
Eu entendo isso,e acho paia tambem,é muito abusivo.
anônimo
21/02/2023 12h33
Homem quer dominar, mas a mulher deve fugir destes e impor suas exigências. Eu sempre digo que muitas mulheres são leoas que se enxergam no espelho como umas gatinhas. Parem com isso, vocês são tão boas quanto os homens, e minha foto de perfil prova muito bem isso!
anônimo
21/02/2023 12h35
ok
26/02/2023 19h05
Na minha percepção coisas desse tipo acontecem por apego emocional, dependência financeira e o que você falou também, há mulheres que não vêem certas coisas como algo muito fora do normal, um absurdo.
Vejo homem xingar muito a esposa com frequência e ela nem cogita separação, nem cogita uma mudança que não envolve mais viverem juntos.
Sobre falarem mal do feminismo isso tem a ver também com determinadas atitudes de mulheres que se dizem feministas, há causas que são boas e coisas que podem claramente trazerem malefícios.
anônimo
27/02/2023 02h22
É o amor. rsrs
Se preocupam com o marido e não tão nem aí pra si mesmas
05/03/2023 11h25
É triste isso. Nesse site c vê vários caras que com certeza seriam maridos assim. Nojo
20/04/2023 16h38
Você tem razão, em partes.

O movimento feminista radical, aquele que prega a superioridade feminina é tão idiota quanto o machismo.

Então existem sim mulheres com problema de autoestima mas a solução pra isso não é de forma nenhuma o feminismo.
05/03/2023 11h28
Porque muitas são fracas e vulneráveis psicologicamente
20/04/2023 16h00
Será se vc não está tirando conclusões demais baseadas apenas em um pequeno relato? Existe machismo? Sim, assim como todos os preconceitos aí já catalogados. Porém, vc está julgando uma história q não conhece e apenas reproduzindo um discurso oficial já incrustrado na cabeça das pessoas, mas vc não sabe o q de fato aconteceu com ngm. Por trás de uma história de vida há sempre muitos pormenores, contextos, situações. E cadê a autorresponsabilidade?
26/01/2023 09h03
Não é bem por aí.
Qdo a pessoa casa as prioridades mudam.
A maioria dos casais que conheço, qdo um proíbe o outro de fazer alguma coisa é pq tbm é proibido, exemplo, eu aceito proibir ela de ter amigos homens, mas tbm aceito não ter amigas mulheres.
Não deixo ela sair com os amigos(a) mas pq tbm me sujeito a não sair com os meus.

Dizer que é tudo culpa do machismo é uma presunção muita porca só com base no que vc disse.
24/01/2023 22h13
Acho que infelizmente é algo muito comum em cidades mais interioranas. Tive uma aluna que saia de casa apenas para fazer o curso, pois estava incomodada e o marido a deixou fazer algo por fora. E é algo que infelizmente não deveria ser comum, mas tem que existir uma luta, uma independência
24/01/2023 22h10
kkkkkkkk
anônimo
24/01/2023 22h09
o movimento é importante, mas 90% dele é corrupção e uma merda, e não é necessário ser feminista pra saber que uma pessoa parar de estudar por que outra quis é uma merda, não vejo movimento feminista apontar machismo quando dos dois é a mulher que se beneficia, quando falam função do homem isso e aquilo. realmente, eu respeito seu deseja de libertar e ajudar mulheres, mas normalmente as pessoas só focam em um lado, esquecem os defeitos do movimento ou que em outras situações mulheres também são vilãs
anônimo
24/01/2023 19h51
Nordeste né?

É a cultura deles,tem que respeitar.
anônimo
24/01/2023 19h38
Para de cuidar da vida dos outros, elas não estão achando ruim. E vc tai querendo mandar nelas
24/01/2023 19h35
Por "amor". Infelizmente a mulher quando ama um homem aceita qualquer coisa dele (até ser traida) só para estar do lado dele. Nesse caso será difícil dar a volta por cima pq o ensino do eja é resumido ao máximo, ou seja, se quiserem uma faculdade terão que estudar em casa ou pagar ensino privado
anônimo
24/01/2023 19h34
Concordo, as mulheres devem se impor.
elas respondem
24/01/2023 19h40
Isso acontecia muito antigamente e era visto como normal sim, pq a mulher iria se dedicar a casa marido e filhos
Hoje em dia a mulher que é dona de casa é mau vista
Loo
20/04/2023 16h34
Vamos falar sobre o prisma da liberdade de escolha.

Se você não concorda, não tem o porque condenar todo o resto.

Na realidade o mundo é desigual. Não existe igualdade.

“Ah! mas elas não tiveram escolhas.”
Você não tem o direito nenhum de dizer como outra pessoa deveria viver. Ou responder por ela, sendo que todos sabiamente atinge um grau de maturidade e fazem produção de escolhas.

Não tem como no mundo de agora você falar para uma menina de 18 anos que ela engravidou sem saber.

O contexto e experimento de vidas fazem da sua vida o que é. E isso é evolução. As interferências de terceiros sobre a vida do outro está nos levando ao fracasso social.

Umas querem o matrimônio e outras estar sozinho.
Umas querem a independência e outras não conseguem.
Uns querem a monogamia, outras querem a liberalidade.

Consegue ver a pluralidade social.
Me diga se sua crítica é para si ou para interferir sobre o outro? O que você considera submissão, para outra podem ser a renúncia.

Nem tudo é machismo.
anônima
25/01/2023 06h37
Querer sair da casa dos pais sem ter estabilidade financeira, dá nisso.
Porém a submissão que você fala pode ser a bíblica, o que não é ruim
anônima
24/01/2023 19h28
A maioria se submete a isso porque não querem ficar sozinhas, está dificílimo encontrar homens heterossexuais
21/02/2023 12h32
Falarei da capital fluminense.

Devido a baixa instrução e viver em meio a pobreza, sem perspectiva de ascensão social, elas se acomodaram com a miséria e priorizam outras coisas na vida.

As faxineiras do meu setor não estudam porque dizem que o curso acaba tarde e chegarão cansadas do trabalho. Como se todo o restante da sociedade, que estuda até 22h e trabalha de dia, não ficasse cansada. Fora aqueles que pegam turno noturno na empresa, estes se cansam ao dobro.

O chefe deu caixinha de Natal. Eu não dei nada. Cansei de sair de casa 5h da manhã para trabalhar e chegar meia-noite do curso. Já teve um período, que eu saía 7h30 e chegava 1h30. Não morri por isso.

Ficam o expediente inteiro em celular e não sabem a data do Enceja.
Ônibus passa na esquina de casa e não podem trabalhar e estudar.
Colocam a culpa no marido, em tudo, mas a verdade é que desde criança nunca gostaram de estudar.

A história tem final triste. Mas o início e o meio não são bem assim como as vítimas de suas próprias escolhas contam.

Hoje, vejo vários adolescentes perdendo tempo no TikTok, que não passam no Enem por serem analfabetos funcionais. Nem Prouni conseguem. Indico curso na Faetec etc , tudo gratuito. Não se inscrevem porque acham longe. Amanhã, colocarão a culpa no sistema.

Desconheço coitadinho com smartphone e internet na mão e ônibus na esquina.
anônima
25/02/2023 22h08
Talvez ela não enxerga como " domínio " mas para ela isso é normal e se sente feliz.
anônima
21/02/2023 12h35
É triste, querem sair de casa aí casam com o primeiro doido que aparece achando que vão viver do bem e bom sustentadas pelo mesmo, então não é relevante terminar os estudos. Quando a realidade bate na porta já é tarde demais
20/04/2023 16h43
Muitos quando casam se acham donos do outro, o que é muito errado. Por isso defendo a importância da independência financeira, ninguém se torna obrigado a aguentar nada de ninguém.
20/04/2023 16h35
Não acho essas mulheres coitadas
Ela se comportam feito prostitutas vivem uma vida ruim em troca de dinheiro fácil (trabalho do marido) gostam de ser sustentadas
São as mesmas que não querem homens "pobres"
Depois que o caldo começam a entornar se fazem de vítimas e dizem que não querem mais
26/02/2023 19h07
Tem varioos motivos, vou citar alguns pode ser por ser dependente financeiramente dele, por crenças cristalizadas como a de que a mulher deve se submeter ao homem ou não deve se divorciar (sim ainda existe isso pelos interiores dos brasis), por ser dependente emocional enfim.
21/02/2023 12h32
Submissas são legais.
anônima
25/01/2023 04h18
Ta todo mundo fudido, essa é a vdd.
25/01/2023 01h02
O que adianta essas mulheres +40 + 50 estudar, arrumar encrenca com o marido, para nada?
Terminar o E.M no EJA e jogar fora o casamento que já tem?
As mulheres que não conseguirem casar, essas sim tem que meter a cara no livro e galgar o máximo na vida profissional.
As que já trabalham e casaram, continuem trabalhando e casadas
Nada de ir nessa de ir fazer EJA a toa.
anônima
25/01/2023 00h53
É o certo
24/01/2023 19h44
A meu ver é questão de escolha, de achar confortável ficar acomodada. As que realmente querem serem livres e independentes financeiramente, lutam por isso.

Não vou dizer que isso é coisa de antigamente, que as mulheres não tinham escolha e se tornaram submissas, porque cuidei de uma senhora que hoje tem 96 anos de idade e relatou que após se casar, o marido disse para ela escolher ele ou o trabalho. Ela escolheu o trabalho e permaneceu na empresa por 40 anos.

Atualmente cuido de uma de 80 anos que disse o mesmo. Se casou, o marido não queria que ela trabalhasse e estudasse. Então ela pediu o divórcio e mudou de estado com a filha, que na época tinha só 2 anos. Passou por muitas dificuldades, mas não se arrependeu!! Essas mulheres são admiráveis!
anônima
24/01/2023 19h44
Porque são mulheres que amam demais, e na maioria das vezes esta carencia excessiva tem um historico familiar conturbado por tras.
anônima
24/01/2023 19h38
A maioria é pq o cara detém o direito sob o salário dela ou pior, as vezes ela é totalmente dependente dele financeiramente. Alguém em condições de vunerabilidade assim, pode não conseguir encarar o fato da relação ser tão prejudicial quanto morar na rua.