Agora a idade minima é 21 para a cirurgia anticoncepcional irreversível, eu acho que podia ser até com 20, ja era aceitavel, porém uma minoria dos médicos aceitam fazer, ainda tem muito controle no corpo feminino.
Uma laqueadura como outra em qualquer idade.
Nem tem essa de "controle do corpo feminino", pois o homem também tem restrições e várias condições para fazer vasectomia na rede pública de saúde. É um completo absurdo, face ao governo que se interessa em controlar a demografia, interferindo na escolha pessoal individual.
Deveria ser na idade que se quisesse fazer.
Aliás, muito curioso o fato de pelearem tanto pela "mudança de sexo" aos 14 anos (ou menos) de idade pelo SUS, que esterilizaria esses indivíduos, enquanto um indivíduo normal de 20 anos sem filhos que não deseja tê-los, não pode fazer laqueadura/vasectomia, ainda mais sendo um procedimento muito mais simples.
A questão aí é de maturidade pra se tomar uma decisão irreversível pra vida toda. Quem tem essa idade não consegue saber, mas os planos mudam muito com o passar dos anos depois de uma idade ainda tão nova, é por isso que tem que se ter cautela com essa decisão. Isso realmente não tem nada a ver com controle. Tem que se saber separar e ponderar as coisas. O que, aliás, também é mais difícil quando se é mais novo.
Uma boa idéia, não é só laqueadura vasectomia tbm antes a idade mínima para fazer vasectomia ou laqueadura era nescessário ter 25 anos se não tivesse filho. Hj em dia 21 anos é a idade mínima para fazer vasectomia e laqueadura.
Quando eu fiz a minha vasectomia na época a idade mínima era de 25 anos mas eu fiz com 26 e na época já era casado a minha ex esposa teve que assinar fiz no hospital particular.
burrice...pq aos 21 a gnt n tem certeza nem da nossa carreira profissional,, oq realmente iremos seguir ....imagina decidir se terá filho ou n, ainda mais hj com tantos métodos para n engravidar.
Vale lembrar que o Capitão Bolsonaro foi quem sancionou essa lei que reduz a idade mínima para se fazer laqueadura. E não é só isso, as mulheres agora não precisam mais da permissão do marido para fazer a laqueadura, antes precisava. Bolsonaro sempre foi a favor de as mulheres terem mais autonomia. Saudades do meu presidente!
No SUS se faz pra moça que ja tem a partir de 3 filhos. Para as "parideiras", acho uma questão de saúde e segurança publica nesse caso, é importa não sim.