Algumas coisas ficaram mais baratas, como a carne, porque a pandemia passou e o nivel de produção está voltando o/ou passando o de 2019. Não é mérito do governo. Algumas coisas ficam mais caras, como o arroz, pela estiagem e menor colheita de grãos. A safra 2022/23 foi 7% menor que à anterior. Não é culpa do governo.
El Nino estourando e afetando o mundo todo, Índia que é o segundo maior produtor mundial colocou restrições à exportações para não colocar em risco o abastecimento interno. O preço do arroz é o maior no planeta em 15 anos.
https://exame.com/agro/arroz-registra-o-maior-preco-mundial-dos-ultimos-15-anos/
https://www.moneytimes.com.br/arroz-mais-caro-india-proibe-exportacoes-e-acenda-alerta-para-crise-global-brasil-pode-ser-afetado/
As condições climáticas e suas consequências são culpa do governo? Não. Mas não importa, todo ano tem enchente no sudeste, agora todo ano haverá secas cada vez maiores. O que importa é o que fazer a partir disso.
https://www.poder360.com.br/brasil/inpe-identifica-area-com-clima-arido-no-norte-da-bahia-pela-1a-vez/
Já estamos oficialmente com clima de deserto no Brasil. Olha o alerta.
É essencial o governo (e não o deus mercado) fortalecerem os armazéns públicos e manter estoques reguladores. Pô, 2010 o Conab movimentava 600 milhões, caiu pra 20 em 2020, tá doido. Não é o governo que decide o preço do arroz no mercado, mas é o governo que adota as medidas pra combater a falta grãos aqui. Conab, embrapa, subsidio para o pequeno e médio produtor etc
A discussão do preço da comida é secundária, a questão principal é a soberania nacional de nossa cadeia produtiva e sustentabilidade. 80% dos fertilizantes importados, sendo boa parte à base de petróleo, por que? 30% da comida que o Brasil produz em um ano é desperdiçada. 27 milhões de toneladas. E ao mesmo tempo 30 milhões com fome, por que?
É essa contradição que precisa ser o foco, não comemorar queda ou reclamar de subida de preços. Isso é só punheta.