Rombo fiscal só cresce, câmbio e juros disparam

Lula pega o microfone e fala uma quantidade enorme de barbeiragens com convicção, continua redobrando a aposta em mais gasto e mais arrecadação, se depender dele gasto não será revisto... Juros longo (DI futuro, a taxa real da NTNB) dispara, câmbio também...

Em vez de pensar e rever "Pô, será que é apenas implicância do mercado ou tem alguma razão esse temor?" ele prefere dobrar a aposta, deixar o dólar subir e a curva de juros abrir.

Ele falou que nem tem certeza se o déficit precisa ser realmente revisto, se o gasto tem que ser revisto, ou se apenas aumentar a arrecadação, então ele continua redobrando a aposta em mais gasto e mais arrecadação, e ainda assim ele quer baixar na canetada a taxa SELIC

eles perguntam
4 24
elas respondem
anônima
02/07/2024 12h54
Não foi por falta de aviso, mas quando falávamos éramos chamados de gado, bolsominion, etc... Então agora FAÇAM O L CAMBADA!!!!!!!!!
Wy-
02/07/2024 22h46
Tava 5,70, sera que chegq a 6
02/07/2024 14h38
Painho deveria falar na TV aberta, na linguagem do povo, para que todos saibam da sabotagem do presidente
do BC Campos Neto e o seu alinhamento com o mercado especulativo.
Como explicar até pra um economista de Facebook que um país com inflação em 4% com a maior queda de desemprego dos últimos 10 anos e com superávit de 100 bi ano, tem o segundo maior juros do planeta e uma autoridade monetária que não interfere na taxa de câmbio do próprio país ao cargo que ele foi resignado?
De que jeito explicar na quebrada que a autoridade monetária do nosso país é bolsonarista?
Explicar a um reprodutor do Estadão, um pobre de direita quê "gasto público" significa a sobrevivência do próprio?

Tá vendo este gráfico? Este montante aumentou não é atualizado. Esta é a dívida pública de décadas.
A tão falada dívida pública não é com "gastos públicos " mas é com a arrecadação de banqueiros e titulares
Qnd falam de "gastos públicos" é/ são todos os investimentos do Estado em ações públicas q vai do asfalto para o seu bairro a sua aposentadoria!
Mas e daí né? O importante é "saldar uma dívida" que só cresce a medida que os Juros aumenta. Juros que retém créditos, investimentos e tem potencial de causar recessão- numa economia com PIB recorte, na 8 economia do mundo!
Sem dizer que pra "cortar gastos públicos" teria que "cortar "TBM do pobre de direta nos serviços públicos basilares. E para "arrecadar", teria que tributar o defensor do Campos Neto, o pobre de direta, que reclama de 20% de taxação de blusinha enquanto bilhões são desonerados de ricos empresários. Mas e daí, neh?
Como explicar para o economista de Facebook que a autoridade monetária do país tem reservas que aliás: foram do governo Lula e Dilma para o controle do câmbio mais q o sabotador geral do banco central caga para isso?
Como explicar para aquele rentista medio que deixou o dinheirinho dele no banco q a desvalorização do real também o prejudica?
Enfim. Haja paciência!
anônima
02/07/2024 11h09
Eu ganho em dólares canadenses. Tomara que chegue a 20 reais.
eles respondem
02/07/2024 11h02
Só vou opinar acerca desse assunto após nossos especialistas em economia e política brasileira Ultimo_Romantico, Àgata, Layne, Nick_wich, impulsivismo, Gatou, BarbaBranca, Reggis069, postarem enormes textos desconexos, prolixos e matérias do Brasil247 provando por A + B que isso é tudo culpa do Jair Bolsonaro e do Campos Neto e nenhuma culpa do nosso Presidente Lula O Perfeito.

Recomendo que não tirem conclusões precipitadas até a aula desses professores supracitados, tão necessários.
02/07/2024 22h18
É inacreditável a vergonha que esse cachaceiro de nove dedos está fazendo o Brasil passar.

É surreal imaginar que esse cara resolveu comprar briga com uma instituição brasileira de respeito para justificar a sua péssima gestão na condução do Brasil. Literalmente, ele está terceirizando a culpa da fraca economia de seu governo na política monetária, e pior é ver a sua trupe de gados comprando essa briga. O Banco Central do Brasil chegou a ser reconhecido como o melhor banco central do mundo com o Campos Neto, por sua impecável condução de política monetária, sem se curvar a pressões de fora. Ele começou a subir os juros ainda na administração Bolsonaro, o que prova a sua imparcialidade e como ele é técnico em suas decisões. Além disso, vale lembrar aos desavisados que o presidente do Bacen, por si só, não define as metas de inflação e não é só ele que vota para decidir o ritmo dos juros, mas sim o grupo, formado inclusive por pessoas indicadas pelo presidente.

As criticas que ele faz em relação ao Bacen são péssimas para o Brasil, que acaba colhendo teu preço. Ele está sabotando o próprio governo, uma vez que, fazendo isso, ele vai alimentar ainda mais a inflação, o que irá pressionar os juros pra cima. Até os diretores que ele escolheu para o Bacen na ultima reunião, foram unanimes em votar a favor da manutenção da taxa selic, portanto, ele demonstra uma clara intenção maligna de usar o Bacen como instrumento de política populista, o que é inaceitável em qualquer país sério nos dias de hoje.

Um erro na condução de política monetária, e podemos acabar como a Argentina, afundados novamente em inflação e juros descontrolados.

O mercado está precificando as falas do presidente, que evidentemente pretende colocar algum capacho no comando do Bacen, para induzir os juros para baixo, mas sem os fundamentos necessários para isso, podemos entrar novamente num espiral inflacionário, do qual será difícil de sair.

Se esse homem não calar a boca logo, teremos dólar a 6.
02/07/2024 11h30
Que suba mais e mais!
Quero ver o dólar a 15,00 pilas!

Para completar, que o pinguço cumpra sua promessa de baixar os juros da Selic na marretada. Vai ser lindo!
02/07/2024 11h08
A culpa é do Bolsonaro!
anônimo
02/07/2024 10h58
Luladrão, seu lugar é na prisão!
02/07/2024 11h05
E do jeito que tá, vai chegar em 6 facil facil.
Eu sabia que seria ruim com o Lula, mas nao conseguia imaginar que seria tao ruim, pqp. Lula + Taxadd, o combo da desgraça
02/07/2024 11h22
culpa é dos imbecis que votaram nesse demônio incompetente.
02/07/2024 11h02
Tudo culpa do capitalismo malvadão. kkkkkk
02/07/2024 11h30
Qual a imagem que o Brasil passa pra investimentos do exterior ? Para empreendedores?

A gente sequer consegue explicar pra um gringo como alguém saiu da cadeia pra presidência..
02/07/2024 11h16
e a gasolina a R$6,00
02/07/2024 11h04
O senhor tem algum curso na área de economia? Pois eu tenho e vou explicar a péssima pergunta que você fez.

Vamos lá:
A autonomia do BC criou uma instituição pró-mercado que trabalha contra o Brasil. Ele força a alta da inflação não intervindo no dólar especulativo e mantendo a taxa selic alta onde os bens e serviços são ajustados e estacionam no topo, já que o dinheiro emprestado às empresas custa caro e repassado ao consumidor alimentado a ciranda, leia-se sabotando o próprio país.

Vamos fazer um debate saudável e coeso, por meio de dados verdadeiros. Por meio de achismos fica impossível debater em alto nível.
02/07/2024 11h26
O Paulo Guedes dizia que dólar alto era bom. E ele segundo vcs é o melhor ministro da economia que o Brasil ja teve e ai como fica?
anônimo
02/07/2024 11h03
O governo sempre irá enfraquecer o Real com relação ao Dólar e ao Euro .Para que os gringos venham aqui comprem tudo a preço de banana e levem para os seus países de origem .Vamos imaginar que você deva colher agora em 2024
20 toneladas de soja da sua fazenda .Você irá vender 99% para os gringos e os outros 0,1%sera destinado ao mercado interno ou seja para o Brasil mesmo .Como o consumo de óleo de soja e muito alto isso faz com que você agricultor sempre lucre o máximo possível .Por que você acha que o governo seja o do Lula e do Bolsonaro ajuda tanto o pessoal do agronegócio .
E sem contar as privatizações que os Deuses do Olimpo fazem com as riquezas do país para beneficiar os gringos .
Se você ir lá em Macaé RJ e Campos dos Goytacazes RJ .Vc verá inúmeras empresas gringas retirando o petróleo daqui para levar para os seus países .Aí essas mesmas empresas gringas vendem esse petróleo refinado para o Brasil em dólares .Como o Real e mantido enfraquecido .O poder de comprar dos mais pobres vai ficando cada vez menor .
Você pode colocar quem você deseja lá na cadeira de presidente nada irá mudar para os mais pobres .
02/07/2024 22h19
Culpa sua.
02/07/2024 11h02
Gosto assim pq eu me benefício =)
02/07/2024 11h04
Com certeza absoluta é culpa deles.
02/07/2024 11h03
Quantos dólares vc tem?
Eu tenho que converter 200 reais ali pra juntar com ou outros 950 dólares que tenho..
Obs.
Do jeito que ta eu ganhei 300 reais hein

Mas foda.se dolar
Eu sou pobre..
Que pobre vai ficar discutindo isso?
Vai trabalhar e sobreviver.
Pobre serve pra isso.
02/07/2024 22h20
seila só sei que me arrependi de sair da empresa que eu tava ganhando em dolar :(