Se for falar de atrocidades cometidas por religiões não sobraria nenhuma. Mas existem algumas práticas cometidas por grupos dentro da religião que deveriam ser condenadas, não a religião como um todo.
So merecem respeito as religiões que já mataram pessoas e ainda matam.
Qualquer outra religião que venha com gracinha merece ser execrada.
Mas as religiões que historicamente chegaram em outros países praticando genocídio, inclusive aqui no Brasil, essas religiões merecem grandes templos, merecem fazer parte do governo, merecem um templo a cada esquina.
Essas religiões são as verdadeiras e merecem toda exaltação.
Normalmente, ninguém faz críticas a elas. A maioria das pessoas até frequentam esses lugares e defendem essas religiões.
Ah. vale lembrar também, que toda religião que trata a mulher como suja, como bruxa, como objeto.. essas igrejas também merecem ser muito respeitadas, e as mulheres até devem ser devotas, realizarem novenas, fazerem parte mesmo do dia a dia dessas religiões.
As que fazem qualquer sacrifício animal devem ser excluídas da sociedade.
Principalmente se for Kosher e halal
Na vigência de uma Constituição, portanto Estado laico, toda crença ou manifestação religiosa merece respeito. Mesmo que essa seja permeada de estereótipos eurocentristas.
Ao longo dos séculos muitas religiões foram incorporando rituais de outras religiões, inclusive, rituais considerados "pagãos" de outras religiões etnoculturais.
Mas o sacrifício de animais não é um rito religioso exclusivo de uma religião, está presente em várias passagens na Bíblia.
Levítico 22:26
"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Quando nascer o boi, ou cordeiro, ou cabra, sete dias estará debaixo de sua mãe; depois, desde o dia oitavo em diante, será aceito por oferta queimada ao Senhor.28 Também boi ou gado miúdo, a ele e a seu filho não degolareis num dia. E, quando sacrificardes, sacrifício de louvores ao Senhor, o sacrificareis de vossa vontade"
Até hoje muitos se alimentam dos bichinhos mas não os oferecem em "sacrifício".
Como mencionado, nossa Constituição garante o manifesto religioso, no entanto há Seitas que procuram se instituir constituir como religião, e podem ser perigosíssimas tanto para os animais quanto para os seres humanos: eis um exemplo de uma:
Beleza, desde que isso não me afete em nada, nas minhas liberdades individuais. Eu não curto o islamismo, sou progressista, então pra mim não daria certo de viver num país muçulmano, apesar que respeito a crença dos outros.
Respeito é obrigatório em qualquer situação.
Inclusive com você.
Ninguém pode te obrigar a acreditar ou gostar.
Mas você tbm não tem o direito de atacar ou julgar se não invadiram seu direito!
Melhor seria evitar palavras ambíguas, como "respeito", se quiser ter alguma discussão produtiva. Legalmente falando, o estado é laico, então cada um pode praticar a religião que bem entender, mas maus-tratos a animais é crime, então, teoricamente a única forma de praticar esses rituais seria clandestinamente.
Não, você deve desrespeitar os pensamentos que diferem dos seus, e respeitar o direito do próximo de tê-los, mesmo que sejam bobagens, até mesmo diabólicos. Se toda visão deve ser respeitada, então Hitler está na mesma prateleira de Joana d'Arc.