Eu adoeço as pessoas e quero melhorar, mas não posso apagar o passado

3
anônima
240
5d
Mesmo que a pessoa tenha se curado ou esteja se curando, alguém chorou por minha causa e eu sinto uma culpa tremenda e não consigo me perdoar.
Entre na sua conta para participar
elas perguntam
18 respostas
14
4
eles respondem
14
Assuma isso e mude daqui pra frente
So d vc ter entendido que errou vc ja melhorou, só cuida de nao fazer isso novamente
Você nunca vai se curar, tente arrumar outra pessoa pra você esquecer seu passado.
Toma Azitromicina e para de adoecer as pessoas
Tu sentir essa culpa já mostra uma diferença entre alguém que machuca e não se importa, e alguém que reconhece o estrago que causou. Pessoas realmente indiferentes raramente ficam acordadas pensando nas lágrimas que causaram.

Mas existe uma armadilha nessa culpa: ela começa como consciência e termina como prisão.

Vc ta certa em uma coisa: não dá para apagar o passado. Não dá para voltar no tempo e impedir que alguém tenha chorado, sofrido ou se decepcionado por sua causa. Essa parte ninguém consegue mudar.

O que dá para mudar é quem você escolhe ser depois de perceber isso.

no fim se tu passar o resto da vida se punindo, a dor que aquela pessoa sentiu não diminui. O passado continua igual. A única diferença é que agora existem duas pessoas sofrendo por causa do mesmo erro.

Talvez o perdão mais difícil não seja o dos outros. Talvez seja aceitar que tu não é apenas a pior coisa que já fez.

Todos mundo tem momentos dos quais nos envergonhamos(experiência própria). Todos nós já fomos motivo de tristeza para alguém em algum grau. A diferença ta no que fazemos quando enxergamos isso. Alguns repetem os mesmos erros. Outros param, refletem e mudam.

E sinceramente, quem carrega esse peso e deseja melhorar já está em um caminho muito diferente daquele que causou a ferida.

Tu não precisa esquecer o que aconteceu. Talvez nem deva. Mas pode transformar essa lembrança em algo que te torne mais cuidadoso, mais empática e mais atento às pessoas daqui para frente.

Porque existe uma grande diferença entre carregar uma cicatriz e continuar se esfaqueando todos os dias por causa dela.
5d
Do jeito que você está falando não dá para saber a gravidade da situação...

Eventualmente todo mundo vai acabar deixando alguém chateado ou fazendo alguém chorar, isso é bem diferente de ser uma pessoa tóxica ou abusiva.

Terapia pode ajudar.
O passado ninguém apaga mesmo. O mais importante é ser uma pessoa melhor e não cometer mais os mesmos erros.
Você não tem lugar na sociedade.
Isso ja me ocorreu, eu fiz catfish quando era nais novo, o que me ajudou a lidar com isso foi não voltar a ter aquela personalidade. Por que quando essa pessoa vier me lembrar do que fiz a ela, eu consigo separar oque sou eu e oque eu era.

Entende?

Se esforce pra tornar a pessoa que fez esse mal, num eu do passado, ou seja, não pratique isso novamente. E tente de qualquer forma se afastar da vida dessa pessoa, pois ela merece aprender a lidar com a ferida que você causou, sem ter que lidar com sua presença.

A culpa, é um bom sinal, significa que você errou, percebeu seu erro e o corrigiu.
Aí é embaçado
Procure fazer terapia Ely
anônimo
6d
Nada
Também não consigo.
elas respondem
4
anônima
6d
Tá ligada que vc é borderline, né? é mt nitido isso já há muito tempo. Pior que já te falei isso e vc me xingou e foi super grosseira, é alguém que precisa de ajuda mas quando alguém tenta ajudar, simplesmente caga. A ficha ta caindo pq vc é totalmente dependente emocional dele, fica se humilhando por alguem que fez só o basico por vc. Sua humilhaçao ta sendo um deleite enorme pro ego dele. Para de ficar se culpando e va se tratar, va procurar ajuda psicologica pq só assim vc vai poder se regular. Nem devia te dar essa moral pq segundo vc, já matou gatos, e isso pra mim já beira a alguém que não merece empatia de ngm.
Sendo bem pragmática, o passado não dá pra apagar. O que realmente é possível fazer é mudar o comportamento daqui pra frente de forma consistente. Na prática, é isso que tem impacto real tanto pra você quanto para as pessoas ao seu redor.

Se alguém já se curou ou está em processo de cura, isso também indica que a vida seguiu e que a pessoa não ficou presa permanentemente ao que aconteceu.

Se existe a intenção genuína de melhorar, isso já se manifesta principalmente nas ações futuras. É nesse ponto que a mudança tem valor concreto: no que você escolhe fazer a partir de agora, e não na tentativa inútil de reescrever o que já passou.
O certo seria vc procurar ajuda psicológica, pra te ajudar a melhorar ainda mais...nesta tempestade q vc se encontra d emoções.
Só de você reconhecer isso e ter o desejo de melhorar, você já deu o passo mais importante!

​Não é possível apagar o passado, mas ele pode ser um grande professor na nossas vidas, use os seus erros como aprendizado e não se culpe por eles, mas use o que aconteceu como combustível para ser alguém melhor a partir de agora.

Somos humanos e estamos neste mundo para evoluir, e às vezes cometer erros faz parte do processo, mas o seu desejo de mudar mostra que você está no caminho certo.

Fique bem!