Acham que o medo de perder é uma falha cognitiva do ser humano?

Entre na sua conta para participar
elas perguntam
14 respostas
10
4
eles respondem
10
Não pelo contrário: Reconhecer que existe a hipótese de um objetivo dar errado leva a um planejamento e preparação ainda mais intensos e minuciosos.
Isso só se torna algo problemático se for um medo paralisante e/ou paranóico.
anônimo
2M
image
image
Não acho que seja, mas de fato existe um surto coletivo hoje em dia.
Em inglês já tem até a expressão FOMO (fear of missing out) que é bem difundida.
Se for eu tenho muito dessa falha cognitiva.
Não exatamente;
O medo é uma das emoções mais primitivas do ser humano; foi ele que permitiu, e ainda permite, a sobrevivência do individuo. Em alguns casos, pode até servir como motivação. Claro que, como tudo em excesso faz mal, o medo exagerado leva à covardia, e isso sim pode ser um defeito.
É e não é.
Sem medo de perder, vc arrisca mais do que deveria sem pensar nas consequências.

Mas o medo exagerado pode te colocar no que chamamos de FOMO ou FUD. Isso nunca é bom. A maioria cai nessas situações, e a maioria das pessoas nunca toma boas decisões. Então não é bom estar junto da maioria.
Se for eu tenho muito dessa falha cognitiva.²
Não, isso que te ajuda a manter vivo. Se vc já tem algo e dá pra viver bem com aquilo, não daz sentido arriscar pra perder.
Não, é medo mesmo.
anônimo
2M
Não sei dizer se é uma falha cognitiva mas é não sei
elas respondem
4
Não vejo isso como algo ruim, se eu perco algo...as vezes só preciso procurar por algo melhor.
anônima
2M
Nop
anônima
2M
Apenas um mecanismo de defesa. Falha cognitiva seria se nunca houvesse medo.
anônima
2M
O medo cancela o tédio de possuir.