Vocês já conheceram ou se relacionaram com alguém com transtorno borderline?
0
anônima
532
3a
Estou conhecendo um rapaz, nós já saímos 2 vezes e conversamos quase sempre. Esses dias ele me revelou que faz psicoterapia e tem diagnóstico de borderline. Ele é um pouco carente as vezes, mas tirando isso n notei nada demais. Tenho medo de não saber lidar caso ele apresente algum problema decorrente do transtorno e acabar magoando muito ele, mas tbm posso estar exagerando. Vocês já se relacionaram com alguém assim? Tem algum conselho?
Entre na sua conta para participar
elas perguntam
16 respostas
9
7
eles respondem
9
anônimo
3a
É compreensível que você esteja preocupada com a situação, mas é importante lembrar que muitas pessoas com diagnóstico de borderline levam vidas felizes e bem-sucedidas com a ajuda da psicoterapia e tratamentos adequados. Também é importante lembrar que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes sintomas ou necessidades.
Se você está interessada nessa pessoa e quer continuar a conhecê-la, aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a lidar com a situação:
Eduque-se sobre o transtorno: Procure aprender mais sobre o transtorno de personalidade borderline, suas características e sintomas. Isso pode ajudá-la a entender melhor o que seu parceiro está passando e como apoiá-lo melhor.
Comunique-se com ele: É importante que você converse com ele sobre as necessidades dele e como você pode apoiá-lo, caso ele precise. Pergunte a ele como ele prefere ser apoiado em momentos de dificuldade e como você pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.
Estabeleça limites saudáveis: É importante que você estabeleça limites saudáveis para si mesma, como por exemplo, comunicar claramente quando você se sente desconfortável ou quando precisa de espaço. Isso não significa que você não deve apoiá-lo, mas é importante que você também cuide de si mesma.
Seja paciente e compreensiva: Lembre-se de que as pessoas com transtorno de personalidade borderline podem ter dificuldades em gerenciar suas emoções e pode ser difícil para elas estabelecer relacionamentos saudáveis. Portanto, seja paciente e compreensiva com ele.
Considere a possibilidade de buscar ajuda profissional: Se você sentir que precisa de mais orientação sobre como lidar com a situação, considere a possibilidade de buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta de casal.
Em resumo, a chave para lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade borderline é educar-se sobre o transtorno, comunicar-se abertamente com ele, estabelecer limites saudáveis e ser paciente e compreensiva.
Se você está interessada nessa pessoa e quer continuar a conhecê-la, aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a lidar com a situação:
Eduque-se sobre o transtorno: Procure aprender mais sobre o transtorno de personalidade borderline, suas características e sintomas. Isso pode ajudá-la a entender melhor o que seu parceiro está passando e como apoiá-lo melhor.
Comunique-se com ele: É importante que você converse com ele sobre as necessidades dele e como você pode apoiá-lo, caso ele precise. Pergunte a ele como ele prefere ser apoiado em momentos de dificuldade e como você pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.
Estabeleça limites saudáveis: É importante que você estabeleça limites saudáveis para si mesma, como por exemplo, comunicar claramente quando você se sente desconfortável ou quando precisa de espaço. Isso não significa que você não deve apoiá-lo, mas é importante que você também cuide de si mesma.
Seja paciente e compreensiva: Lembre-se de que as pessoas com transtorno de personalidade borderline podem ter dificuldades em gerenciar suas emoções e pode ser difícil para elas estabelecer relacionamentos saudáveis. Portanto, seja paciente e compreensiva com ele.
Considere a possibilidade de buscar ajuda profissional: Se você sentir que precisa de mais orientação sobre como lidar com a situação, considere a possibilidade de buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta de casal.
Em resumo, a chave para lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade borderline é educar-se sobre o transtorno, comunicar-se abertamente com ele, estabelecer limites saudáveis e ser paciente e compreensiva.
4a
É incrível
Não, são pessoas loucas.
anônimo
4a
Sim, já me relacionei.
É muito desgastante.
É muito desgastante.
anônimo
4a
não
Conheço duas pessoas, mas nunca me relacionei.
Sim
Já conheci muitas.
anônimo
4a
Já conheci
elas respondem
7
anônima
4a
Quem é borderline faz tempestade em copo d'água. Tudo q vc falar q for desagradável p ele, vai ser um drama gigantesco. Vc terá q viver pisando em ovos.
4a
Fico longe de todo Cluster B. Bom ele estar se tratando, se isso mudar:
C
O
R
R
A
C
O
R
R
A
anônima
4a
Terminei um namoro com um. A relação foi um inferno. Eu pisava em ovos, tudo era gatilho p cara estourar
anônima
3a
Não pq eu tenho
anônima
3a
Não
3a
Já me relacionei.
No caso quem sairá com o psicológico destruído é vc, e não ele
No caso quem sairá com o psicológico destruído é vc, e não ele
Nunca me relacionei com um, mais conheço alguns assim
qual sua dúvida?
descubra tudo sobre o sexo oposto!