Não entendo de economia, alguém pode me esclarecer uma coisa?

0
anônimo
252
2a
Digamos que eu vou comprar uma moto e ela 20000 reais, eu sei que tem imposto nesse valor.
O dinheiro que eu pago de imposto é convertido em que exatamente?
Ele é convertido em programas do governo, tipo auxilio emergencial etc?
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
5 respostas
0
5
eles respondem
5
Imposto não tem destino predefinido. O que tem destino predefinido são as taxas. Quando você paga uma taxa pra prefeitura asfaltar sua rua, por exemplo, esse dinheiro vai pra asfaltar a sua rua. Quando você paga um imposto, o dinheiro vai pros cofres do governo, seja municipal, estadual ou federal, e fica lá até decidirem o que fazer com ele, seja pra fazer alguma coisa de verdade seja pra desviar pra algum político.
Em teoria é para ser investido em serviços públicos como infraestrutura, saúde, educação e etc... mas na prática, a maior parte desse dinheiro é para pagar altos salários da elite pública como políticos e servidores públicos do alto escalão e dividas acumuladas em nome do povo.

E sim, ele pode ser convertido em programas do governo como auxílios. Cada governo estabelece suas prioridades.
Também não entendo.
anônimo
2a
Hoje em dia esse dinheiro é só para a manutenção do Estado. Comprar avião com cama de casal pro presidente, pagar funcionários públicos inúteis, sustentar países ditadores, sindicalistas, propagandas na TV, financiar artistas pra influenciar pessoas idiotas. Nada que agregue ou gere um retorno positivo pra sociedade.
anônimo
2a
Você chegou na mesma conclusão que eu cheguei há 8 anos atrás: imposto é roubo