Discordo! Tem pouco feminicídio para um país tão violento. Mais de 90% dos assassinatos tem homens como vítimas, a pena por matar mulher é o dobro que matar homem, então ngm vai te matar sem um bom motivo
Depende, mas geralmente, é um todo, se o país é violento de modo geral, os demais níveis também estarão altos.
A falta de educação de qualidade, falta de respeito na sociedade, falta de punição rigorosa, tudo isso cria um ambiente de impunidade, o que estimula tais crimes.
Seres humanos matam uns aos outros desde tempos imemoriáveis, para os que acreditam na bíblia, desde que Adão e Eva, foram criados e tiveram seus dois primeiros filhos, ou seja, só 4 seres humanos existiam e um já estava matando o outro.
Sempre foi assim e sempre será.
Acho ridículo chamar de ""Feminicídio"" pq ninguém matam ninguém por ser mulher.
Não é sobre ódio contra pessoas com vagina/útero, é ódio de ser humano contra ser humano, e as vezes é ódio gratuito.
Mais de 90 por cento das vítimas de homicídios são homens, mas isso a Globo não mostra.
Além do mais, como o outro colega falou em pouquissimos casos em que a autoridade policial e a Justiça enquadram o crime como feminicidio,ele realmente ocorreu por conta da condição feminina (conforme é previsto no Código Penal). Geralmente são crimes passionais.
De maneira bem mastigadinha: por trás dessa violência, existe todo um sistema e se dá um nome para esse sistema: patriarcado. O próprio termo é autoexplicativo e nessa hierarquia, portanto, de poder, gera diferenciações e conceitos entre os sexos, destituindo direitos devido às designações por gênero. No que acaba gerando mecanismos normalizados - voltando lá acima, devido as designações de gênero e hierarquia - de micro violências.
O feminicida sente-se no poder, normalmente ele acha que tem o controle sobre a vida da vítima. Exatamente por essa vítima socialmente estar numa posição de vulnerabilidade diante deste indivíduo.
É importante ressaltar que são conceitos ensinados e normalizados em sociedade que muitas vezes é endossado por mulheres que validam comportamento de homens machistas,. portanto reaver conceitos que endossam o machismo o sexismo é um dever de todos.
Nesta matéria fica evidente o quão a sensação de impunidade e de poder sobre a vida de uma mulher gerá discrepância entre homicídio e feminicídio.
Na maioria das vezes ficavam anos sofrendo nas mãos do agressor, ali,oprimida.
Agora, elas acham que estão "amparadas" pela lei Maria da penha, o que na verdade é uma tapeação monstra. Não tem proteção, não tem quem as guarde da maldade de um homem possessivo e feroz, que acredita ter pose sobre ela, e que se for preciso ele mata e morre.
Porque os homens são extremamente violentos, vide os números de assassinato, roubo, sequestro, tráfico, pedofilia e tudo que é crime são dominados por eles. Quando algo que eles julgam ser propriedade deles os trai ou desrespeita, a resposta é algo que eles fazem de melhor, principalmente contra os mais fracos: violência
Porque muitas mulheres confiam seus corações à estranhos. Muitos desses casos acontecem, porque o homem já tem histórico de agressão, a moça se envolveu rápido demais, etc.
Antes de morar com alguém, se casar, você tem que ter noção do caráter de pessoas que está ao seu lado, ver o histórico, porque o passado importa (isso vale aos homens também).
Para mim, muitas vezes essas coisas acontecem por burrice.